3 dicas essenciais para um bom retorno aos escritórios

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, empresas se preparam para voltar à rotina presencial

De acordo com levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa junto às Secretarias de Saúde dos Estados brasileiros, 99,9 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas contra o novo coronavírus no país - seja com a segunda dose, seja com a dose única da vacina -, o equivalente a 46,86% da população. Além disso, 149,8 milhões de brasileiros (ou 70,23% da população) já receberam a primeira aplicação do imunizante.

Com o retorno à normalidade cada vez mais próximo, após mais de um ano sob as medidas de distanciamento social, várias empresas se preparam para voltar à rotina nos escritórios Brasil afora. Haverá, porém, alguma resistência: segundo pesquisa da Salesforce, 52% dos profissionais estão dispostos até a trocar de emprego para manter o home office.

Por isso, Vinicius Lima, CEO do HRTech Escala, lista abaixo algumas dicas de como fazer um retorno mais assertivo ao trabalho presencial:

Descubra qual é o melhor modelo de trabalho para sua equipe

Antes de começar a planejar como voltar ao escritório, é necessário pensar se faz sentido para a realidade da sua empresa, afinal, cada equipe tem suas particularidades e necessidades. Por isso, é indispensável que o líder conheça seu time e saiba como mantê-los engajados e produtivos.

Falando propriamente dos modelos de trabalho, atualmente conhecemos 3 principais formas: presencial, home office ou híbrido. Todos eles têm seus prós e contras: enquanto o modelo presencial é conhecido por viabilizar a socialização entre os colegas de trabalho e uma maior agilidade na solução de problemas, o modelo remoto poupa tempo de locomoção até o escritório, além de reduzir os custos para as empresas. Já o híbrido combina os dois anteriores e tem sido muito pensado para empresas que não têm necessidade de ter todos os colaboradores reunidos todos os dias, além de ser uma ótima forma de experimentar e escolher a melhor solução para seu negócio.

Atente-se à organização do espaço físico

Algumas empresas passaram por redução ou ampliação no quadro de funcionários, então cabe aos gestores e líderes se perguntarem: o escritório que usávamos antes da pandemia ainda é adequado para nossa realidade atual? Tanto as empresas que diminuíram o número de colaboradores quanto as que aumentaram possuem um aliado em comum: a tecnologia.

Nos últimos meses, alguns softwares surgiram justamente para auxiliar nesse momento de reconstrução de dinâmicas empresariais, e uma tendência crescente que é possível observar são os espaços ganhando poder de alocar múltiplos times, as mesas dos escritórios não sendo mais ocupadas apenas por uma pessoa e até mesmo as empresas que não trabalhavam com escala de funcionários tendo que organizar quando cada colaborador vai ao escritório e quando trabalha remotamente.

Siga o protocolo de segurança à risca

Apesar de a vacinação estar em um estágio avançado, os cuidados não podem ser reduzidos, pois o imunizante não impede o contágio e é vital que todos os protocolos de segurança sejam seguidos à risca para que ninguém tenha a saúde comprometida. Portanto, fique atento a cuidados como a exigência do uso de máscaras por todos os profissionais e a higienização frequente do ambiente, disponibilizando álcool em gel nos postos de trabalho e também incentivando os colaboradores a seguir esse protocolo. Também é importante redobrar o cuidado com a limpeza dos sistemas de ventilação do escritório, assim como a manutenção do ar condicionado.